Gestão Associada

A Gestão Associada é uma forma de cogestão entre Estado e sociedade para dar lugar a acordos, negociações ou concertações e ao desenho de propostas, integrando visões e interesses diferentes e mesmo contrapostos, reconhecendo e trabalhando os conflitos.

Objetivos

Essa metodologia prioriza fortalecer os atores mais fracos para reduzir a desigualdade entre os atores. Ela pressupõe uma associação de atores que produz um novo ator coletivo. Ela mobiliza uma concepção estratégica de planejamento, através de uma visão prospectiva (baseada na identificação de futuros possíveis).

Quando usar?

A metodologia é recomendada em contextos onde seja desejável a potência da associação sociedade-Estado para transformar correlações de forças frente a pressões do mercado e outros agentes poderosos. É recomendável para a execução de políticas públicas de forma verdadeiramente participativa e baseada no território vivido.

O que é necessário?

A metodologia prevê espaços para a realização das plenárias, formas de comunicação interna e externa e pessoas instruídas sobre a metodologia que possam garantir a execução dos procedimentos propostos e garantir o bom andamento das plenárias.

Quanta gente?

A Gestão Associada prevê a realização de plenárias com grande número de pessoas e atores participantes, além de um grupo inicial promotor de ao menos três agentes, expandido posteriormente.

Dificuldades e questões para atenção

A partir da experiência acumulada, é recomendável ter pessoas especificamente cuidando da parte metodológica do processo. Também é necessário estar atento para a mediação de conflitos que podem ocorrer em um contexto com tal multiplicidade e diversidade de atores envolvidos.

Ao ser mobilizada no contexto de uma política pública, é fundamental que os agentes do Estado participantes, entrega de recursos e/ou poder decisório ao novo ator coletivo.

Quem criou?

A metodologia de Gestão Associada faz parte da Família de Metodologias PPGA (Participação Popular e Gestão Associada), criada pela FLACSO-Argentina, sob coordenação de Héctor Poggiese.

Como se aprofundar?

Há diversas experiências participativas que utilizaram a Gestão Associada. Entre as obras publicadas analisando experiências dessa metodologia, estão: