Informação, Consulta e Consenso (ICC)

A metodologia participativa de Planejamento-Gestão com Informação, Consulta e Consenso (ICC) é baseada em três momentos de encontro: 1. Informação: onde se difunde informação sobre objetivos, regras, resultados, compartilhamento de informações sobre os problemas e necessidades. 2. Consulta: Consulta mútua dos participantes sobre prioridades, projetos locais pré-existentes, alternativas aos problemas. A prioridade é a escuta aberta da comunidade. Tem caráter propositivo – a partir dela, organiza-se e publiciza-se um banco de soluções e projetos. 3. Consenso: Formalização de acordos e prioridades. Definição de tarefas e linhas de ação a partir das prioridades. Sugere-se que o momento de Consulta ocorra 15 dias após o primeiro momento (Informação). Depois da Consulta, recomenda-se mais 30 dias para o momento de Consenso.

Quando usar?

Para realizar orçamentos participativos ou processos decisórios de priorização da ideias e soluções coletivamente (podendo ser momentos vinculados a processos que envolvem outras metodologias participativas, como o planejamento participativo e a gestão associada).

Dificuldades e questões para atenção

A partir da experiência acumulada, é recomendável ter pessoas especificamente cuidando da parte metodológica do processo.

Quem criou?

A metodologia de Planejamento-Gestão com ICC faz parte da Família de Metodologias PPGA (Participação Popular e Gestão Associada), criada pela FLACSO-Argentina, sob coordenação de Héctor Poggiese.

Como se aprofundar?

Há diversas experiências participativas que utilizaram esta metodologia. Entre as obras publicadas analisando experiências dessa metodologia, estão:

Aportes metodológicos para la ampliación democrática de la toma de decisiones y la participación social en la gestión sociourbana (em espanhol).